O"Projeto Unilab" em disputa: avanços e contradições de uma comunidade universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v26i2.29005

Palavras-chave:

Unilab; Comunidade Universitária; Política; Conflitos

Resumo

O presente artigo analisa a construção e a implementação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) sob o ângulo dos processos políticos que estruturaram a sua comunidade universitária. Como base empírica, utiliza-se de documentos oficiais, de e-mails institucionais, de declarações públicas em redes sociais e da produção intelectual a respeito da própria universidade, além da “observação participante” dos autores na docência, na pesquisa, na extensão e na gestão da Unilab. O objetivo é analisar as potencialidades, as contradições e os dilemas presentes nos processos políticos internos através da interpretação das tomadas de posição de diferentes atores e grupos pelo controle e direcionamento do “Projeto Unilab”.

Biografia do Autor

Francisco Thiago Rocha Vasconcelos

Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), na Unilab, lotado no curso de Bacharelado em Serviço Social.

Silviana Fernandes Mariz

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); doutora em Educação (UFC); mestre em História (UFC) e licenciada em História (UFC) e Letras/Inglês (UECE).

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

ROCHA VASCONCELOS, F. T.; FERNANDES MARIZ, S. O"Projeto Unilab" em disputa: avanços e contradições de uma comunidade universitária. Tempos Históricos, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 30–63, 2022. DOI: 10.36449/rth.v26i2.29005. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/29005. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático