O ensino da história ruandesa após o genocídio de 1994: a narrativa histórica do governo de Ruanda e o autoritarismo da Frente Patriótica Ruandesa (RPF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v27i2.31176

Palavras-chave:

Ruanda, Ensino de História, Autoritarismo

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa ampliada que tem como principal objeto o governo de Ruanda após o genocídio de 1994. Neste momento, busca-se analisar o modo que o governo ruandês orienta o ensino da história recente de Ruanda. Tal proposição ensino da história opera de modo a dar mais visibilidade à alguns conteúdos substantivos, e esconder outras informações acerca do passado ruandês. Para tal, analisamos como fontes alguns materiais produzidos pelo governo ruandês e pelo seu Ministério da Educação, principalmente o guia para professores de história, que é fundamental para a difusão da história ruandesa nas escolas e para a população local como um todo. A escolha e valorização de determinados episódios e sujeitos históricos, assim como o apagamento e silenciamento de outros podem nos demonstrar como o controle e o ensino da história são importantes para a consolidação de projetos políticos autoritários.

Biografia do Autor

Danilo Ferreira da Fonseca

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), lotado no Departamento de História do campus Irati (DEHIS/I). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da UNICENTRO. Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail: daniloffonseca@gmail.com.

Referências

AMNESTY INTERNATIONAL, Rwanda’s repressive tactics silence dissent before elections, 2017, in: https://www.amnesty.org/en/latest/campaigns/2017/08/rwandas-repressive-tactics-silence-dissent-before-elections/

ANSOMS, A. Rwanda’s Post-Genocide Economic Reconstruction. The Mismatch between Elite Ambitions and Rural Realities. In S. STRAUS, S., WALDORF, L. (eds), Remaking Rwanda. State Building and Human Rights after Mass Violence. Madison: The University of Wisconsin Press, 240–51.

ANSOMS, An, MARIJNEN E. CIOFFO, J. MURISON, J. Statistics versus livelihoods: questioning Rwanda´s pathway out of poverty. Review of African Political Economy, vol 44, nº 151, pp. 47-65, 2017.

ANSOMS, An. Re-engineering rural society: the visions and ambitions of the Rwandan elite. African Affairs, 108/431, Oxford, Oxford university press, pp. 289-309, 2009.

BADI, M. La globalización neoliberal: las alternativas africanas. Buenos Aires, Revista Theomai, n 17, p. 77-87, 2008.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BLAIR, T., BUFFET, H. Stand with Rwandans. Now is no time to cut aid to Kigali. Foreign Policy, February 21. 2013

CLARK, P. The Gacaca Courts, Post-Genocide Justice and Reconciliation in Rwanda. Justice without Lawyers. London: Cambridge University Press, 2010.

CRISAFULLI, Patricia, REDMOND, Andrea. Rwanda, Inc.: how a devastated nation became an economic model for the developing world. Nova Iorque, Palgrave Macmillan, 2012.

FONSECA, Danilo F. Colonialismo em Ruanda: entre a exploração e a valorização (1918 – 1962). Revista de História da UEG. , v.5, p.199 - 218, 2016

FONSECA, Danilo Ferreira da. A mídia ruandesa no genocídio de 1994: a relação entre tutsis, Inkotanyis e a Frente Patriótica Ruandesa. Em Tempo de Histórias, v. 22, p. 56-77, 2013.

GOUREVITCH, P. The Life After. Fifteen years after the genocide in Rwanda, the reconciliation defies expectations. The New Yorker, maio 4: 35–50, 2009.

KINNIBURGH, Colin. Beyond "Conflict Minerals": The Congo's Resource Curse Lives On. Dissent, v. 61, n. 2, p. 61-68, 2014.

MAMDANI, Mahmood. When victims become killers: colonialism, nativism and the genocide in Rwanda, Princeton, Princeton University Press, 2002.

MUTABEZI, Eric. Identity and citizenship in Rwanda: analysis of history textbooks Bildungsforschung, S. 2021, p. 1-13.

RWANDA BASIC EDUCATION BOARD, History S6 – Teacher Guide, Kigali, 2020.

STRAUS, S., WALDORF, L. (eds) Remaking Rwanda. State Building and Human Rights after Mass Violence. Madison: The University of Wisconsin Press, 2011.

STRAUS, Scott. The order of the genocide: race, power, and war in Rwanda. Ithaca, Cornell University Press, 2006.

SUNDBERG, Molly. Training for Model Citizenship: An Ethnography of Civic Education and State-Making in Rwanda. Upsalla, Palgrave Macmillan US, 2016.

TWAGIRAMUNGU, Noel. Embracing Neo-liberalism in Uganda and Rwanda. In: LAHAI, J., LYONS, T. (org,) African Frontiers: Insurgency, Governance and Peacebuilding in post- Colonial States. New York: Routledge, 2015.

UWIZEYUMANA, Dominique. Aspects and Consequences of the Rwandan Law of Genocide Ideology: A Comparative Analysis. Mediterranean Journal of Social Sciences, MCSER Publishing, Rome-Italy, Vol 5, No 23, p. 2370 – 2379, 2014.

WORLD BANK, World Bank Development Indicators, 2015 in: databank.worldbank.org

Downloads

Publicado

25-12-2023

Como Citar

FONSECA, D. F. da. O ensino da história ruandesa após o genocídio de 1994: a narrativa histórica do governo de Ruanda e o autoritarismo da Frente Patriótica Ruandesa (RPF). Tempos Históricos, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 75–94, 2023. DOI: 10.36449/rth.v27i2.31176. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/31176. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: "O historiador e a formação histórica: espaços de práticas"