Coletivo e destacamento na Colônia Gorki: o fundamento da escola socialista do trabalho em Makarenko
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v27i2.31225Palavras-chave:
Makarenko, Colônia Gorki, Coletivo, Destacamento, Escola SoviéticaResumo
O objeto de estudo traz o coletivo e o destacamento nas relações de educação socialista presente na Colônia Gorki. O problema colocado à escola era formar o novo homem, formar o homem do trabalho. Nosso objetivo é refletir sobre a escola no socialismo, cujo foco é a obra “Poema Pedagógico”. Nela, Makarenko trouxe o coletivo, os destacamentos e o trabalho na produção da vida como centralidade do processo pedagógico, direcionados à educação de jovens delinquentes, prostitutas, crianças órfãs e abandonadas para torná-los cidadãos soviéticos sob a moral socialista do trabalho. Na investigação, fizemos a leitura das obras de Makarenko e dos teóricos educacionais sobre o desenvolvimento da pedagogia soviética. No método de exposição, as reflexões sobre os processos educacionais apresentando as categorias do coletivo, do destacamento e das formas de trabalho para produzir o ensino e a própria vida material. O resultado apontou que a organização pedagógica do trabalho possibilitou a formação do homem sob o ideal socialista.
Referências
ARANSKI V. e PISKUNOV, A. In A. S. MAKARENKO - Problemas de la educacional escolar soviética. Moscú: Editorial Progresso: s/d.
BOLIEZ JUNIOR, Flávio. Pistrak e Makarenko: Pedagogia Social e Educação do Trabalho. 2008, Dissertação (Mestrado em Educação) São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CAPRILES, René. Makarenko – o nascimento da pedagogia socialista. 2ª Ed. São Paulo: Editora Scipione, 2007.
GMURMAN, V. E. e KORALEV, F. F. Fundamentos generales de la pedagogia. Habana (Cuba) Editorial Pueblo y Educación, 1978.
KRUPSKAYA, Nadeshda. Acerca de la educación comunista. Madrid: Nuestra Cultura, 1978.
KUMARIN, V. Anton Makarenko – Su vida y labor pedagógica. Moscu: Editorial Progresso, 1975.
LAUDEMANN, Cecilia S. Anton Makarenko: vida e obra – a pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
MAKARENKO, Anton Semiônovitch. O Socialismo e a Educação dos Filhos. Rio de Janeiro: Editorial Vitória, 1956.
MAKARENKO, Anton Semiônovitch. Poema Pedagógico. 2ª Ed. Vol 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.
MAKARENKO, Anton Semiônovitch. Poema Pedagógico. 2ª Ed. Vol 3. São Paulo: Brasiliense, 1987.
MAKARENKO, Anton Semiônovitch. Poema Pedagógico. Vol 2. São Paulo: Brasiliense, 1991.
MAKARENKO, Anton Semiônovitch. Problemas de la educacional escolar soviética. Moscú: Editorial Progresso: s/d.
MAKARENKO, Anton Semiônovitch. Tradução por G. N. Filonov; In: BAUER, C. Buffa, E. (orgs.). Anton Makarenko. (Coleção Educadores), Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010.
MST. Anton Makarenko: Um educador do povo. Por Cecilia Luedemann, 2021. In. https://mst.org.br/2021/03/01/anton-makarenko-um-educador-do-povo/
OLIVEIRA, Ciro Mesquita de. (2012). A formação do homem novo na pedagogia de Anton S. Makarenko: um estudo introdutório na perspectiva da Ontologia marxiana-lukacsiana. Dissertação (Mestrado em Educação). Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2012.
RODRIGUEZ, Margarita Victoria. Para uma releitura do “mestre” Makarenko: Notas de uma pedagogia concreta. Rev. Educação e Filosofia, v. 18.n° 35-35 – jan-dez, 2004.
TULESKI, Silvana Calvo. Vygotsky: a construção de uma psicologia marxista. 2. ed. Maringá: EDUEM, 2008.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de tecnologia. V. 1. São Paulo: Contratempo, 2005.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.