O integralismo no pós-guerra: a formação do partido de representação popular (1945-1950)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v2i1.6859Palavras-chave:
Integralismo, Autoritarismo, Partidos Políticos Brasileiros, História do Brasil República, História PolíticaResumo
O Partido de Representação Popular, fundado em 1945, reuniu ex-membros da Ação Integralista Brasileira, sob a liderança de Plínio Salgado, constituindo-se no instrumento de intervenção política dos integralistas durante todo o chamado "período democrático" (1945-1964). Este artigo busca discutir a reelaboração doutrinária do integralismo que ocorreu a partir do início dos anos1940, a estruturação interna do PRP, seu projeto político, os elementos de mobilização que utilizou e sua participação na vida institucional, a partir da análise dos primeiros cinco anos da trajetória do partido. Propõe ainda algumas reflexões sobre o processo político brasileiro naquele período a partir da forma como os principais partidos se relacionavam com os integralistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.