A “DOMESTICAÇÃO” DA PAISAGEM COMO PARTE DO “PROCESSO CIVILIZADOR”: UMA ANÁLISE DAS FOTORREPORTAGENS DA REVISTA O CRUZEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v15i2.7208Palavras-chave:
Brasil, representação, civilização, paisagem, fotorreportagem,Resumo
O artigo analisa as imagens das paisagens brasileiras difundidas nas fotorreportagens da revista O Cruzeiro nos anos 50. Estas estiveram pautadas pelo ideal civilizador do qual a revista era representante. Ela entendia que o país estava em sua etapa final do processo civilizador, portanto, era ainda necessário fazer ajustes que, no que diz respeito ao espaço nacional, significava promover a integração do território brasileiro em conformidade com a lógica capitalista de ocupação e exploração. Com esse propósito, a revista tratou de divulgar e reforçar uma determinada "classificação" das paisagens brasileiras a partir de características identitárias regionais, buscando, assim, impor aos seus leitores uma imagem unitária do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.