MATO GROSSO: A (RE)OCUPAÇÃO DA TERRA NA FRONTEIRA AMAZÔNICA. ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v16i2.8100Resumo
O artigo contemplará uma análise do conjunto de ações do Estado Brasileiro voltadas para a região amazônica, que viabilizaram o processo de abertura de grandes eixos rodoviários e dos incentivos fiscais, onde permitiram a implantação dos grandes projetos agropecuários e de colonização privada no Estado de Mato Grosso. Nosso objetivo é revelar as contradições na gestão das políticas públicas agrárias formuladas a partir dos anos 60 do século XX, estudando o desenvolvimento econômico, social e político daquela sociedade. A abordagem irá refletir sobre a lógica contraditória dodesenvolvimento capitalista no campo e a incorporação da Amazônia mato-grossense nesse contexto. Com isso procuramos entender qual foi o resultado desse processo e como essas relações inscrevem-se no campo do poder e da realidade agrária brasileira.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.