Perspectivas metodológicas da utilização do cinema na Educação Superior
Palavras-chave:
Educação Superior, cinema, metodologia de ensino.Resumo
Este estudo parte da perspectiva de que o cinema atua como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos discentes na Educação Superior. A investigação foi realizada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário do Vale do Teles Pires (Colíder/MT), no curso de Licenciatura em Computação, vinculada ao Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat). Inicialmente, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, na sequência pesquisa documental e de campo por meio de questionário com acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. A partir destes dados, fez-se uma análise quali/quantitativa do uso do cinema enquanto perspectiva metodológica na Educação Superior. Também foi realizada uma análise para verificar se os temas dos filmes se relacionaram com as disciplinas. Para tanto, se recorreu aos planos de ensino do curso em questão para identificar se os docentes faziam menção ao uso do cinema, enquanto perspectiva metodológica. Verificou-se que essa abordagem é muito utilizada pelos docentes, embora muitas vezes, não a informam em seus planos. Apurou-se ainda, um número significativo de filmes assistidos pelos acadêmicos ao longo de sua formação. Desta forma, conclui-se com esta investigação que o cinema é capaz de transformar rotinas educacionais em metodologias dinâmicas. Infere-se que, como perspectiva metodológica, pode ser importante ferramenta na busca de um processo de ensino aprendizagem mais significativo.
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