Formação crítica no ensino de Inglês: reflexões sobre estágio

Autores

  • Naylane Araújo Matos Universidade Federal de Santa Catarina
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de inglês, formação crítica, estágio.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de cinco sequências didáticas desenvolvidas no Estágio – durante meu curso de Letras (Língua Inglesa e Literaturas) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2014 – numa perspectiva crítica, a fim de refletir como as atividades propostas contribuíram para a formação crítica dos alunos, assim como sugiro outras saídas metodológicas para o ensino de inglês. Desse modo, esta é uma pesquisa bibliográfica na qual eu uso categorias teóricas de autores da Educação e da Linguística. É também uma pesquisa documental na qual promovi tratamento analítico às sequências didáticas, embasada no aporte teórico. Os resultados apontam que: 1) as atividades desenvolvidas no Estágio apresentam uma função social e, portanto, uma perspectiva crítica. No entanto, há resquícios da Pedagogia Tradicional; 2) os professores de inglês têm problemas em propor atividades significativas para os alunos; 3) é importante aproximar os discursos e práticas entre universidade e escola a fim de efetivar práticas educacionais críticas. 

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Biografia do Autor

Naylane Araújo Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

MATOS, N. A. Formação crítica no ensino de Inglês: reflexões sobre estágio. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 1, p. e15995, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15995. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM