Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro

Autores

Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Discurso social, História, Identidade, Sexualidade.

Resumo

Este texto tem como propósito abordar o livro Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro, de autoria de Héliton Diego Lau, em que o autor busca analisar a justificativa de dois projetos de lei com vistas à instituição do Dia do Orgulho Heterossexual. Para empreender a análise, são estabelecidas considerações acerca do binarismo em língua portuguesa, bem como um panorama de como a (homo)sexualidade era percebida e vivenciada nas antigas civilizações, além de trazer para o debate a visão da (homo)sexualidade a partir de um recorte das ciências médicas e sociais e, ainda, em que medida se configuraram os discursos acerca da sexualidade na contemporaneidade. Lau elabora ainda uma reflexão de como os corpos e sua apresentação física se relacionam com a identidade de gêneros dos indivíduos, e, também, de como a questão de identidade de gêneros e sexualidades é abordada em documentos oficiais de ensino no Brasil e no Estado do Paraná. No sentido de estabelecer um contraponto, e corroborar a análise apresentada no livro de Lau, mencionamos também a abordagem de Angenot e de sua concepção acerca do conceito de “discurso social”, uma vez que se propõe a estabelecer discussões que possam ressaltar a presença constante do desentendimento entre os homens e indicam seu papel e seu valor na construção dos laços sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Ely, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luiz Augusto Ely é aluno de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), área de concentração em Estudos Linguísticos, vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais e sob orientação da Profa. Dra. Lígia Negri. Atualmente, recebe bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

LAU, Héliton Diego. Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. 166p.

Downloads

Publicado

11-12-2018

Como Citar

ELY, L. A. Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 3, p. e20968, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/20968. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS