Intermidialidade em um passeio pela narrativa nos jogos de luta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27779
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Intermidialidade, mídias, narrativa, jogos de luta.

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre conceitos de mídia juntamente com os processos da narrativa nos videogames, sobretudo, no gênero dos jogos de luta. Para tanto, uma revisão voltada à narrativa e às mídias foi realizada, cobrindo ideias de McLuhan (2013), Jenkins (2009), Todorov (2006) e Barthes (2011). Então, o espaço duplo entre jogo e narrativa interativa ajudou a compreender como narrativas têm sido apresentadas, considerando aspectos como estrutura e mercado. Mortal Kombat (1992-) e Street Fighter (1987-) foram usados como exemplos de jogos em que o importante papel da narrativa prevalece, sobretudo, em paralelo à evolução do hardware e ao perfil do jogador. Após a comparação, esse trabalho identificou mudanças na comunicação e no comportamento social devido à narrativa e às questões de consumo. Além disso, concluiu-se que o mercado é um aspecto que define parcialmente como o poder e o conhecimento se conectam com narrativas por meio do acesso ao game Na busca por compreender a relação entre os layouts, a finalidade e o entrelace do universo narrativo, da relação com a interatividade e o reconhecimento do jogar pela empresa que possui a franquia desses jogos.

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Biografia do Autor

Alisson Preto Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alisson Preto Souza é atual doutorando do PPG Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. É mestre em Literatura pela mesma instituição. Bolsista de pesquisa da CAPES. Hoje, segue a linha de pesquisa de Teoria, Crítica e Comparatismo, pesquisando processos relacionados às mídias e a sociedade, envolvendo-se com literatura, estudos culturais, sociologia e antropologia. Também estudou literatura indígena no âmbito das teorias pós-coloniais e identidades.

Lis Yana de Lima Martinez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos de Literatura pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras UFRGS. Atua na área de Teoria, Crítica e Comparatismo tendo sua pesquisa voltada aos estudos Intemidiáticos, Intertextuais e Interdisciplinares.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

SOUZA, A. P.; MARTINEZ, L. Y. de L. Intermidialidade em um passeio pela narrativa nos jogos de luta. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 2, p. e27779, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i2.27779. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27779. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] LITERATURA, CINEMA E INTERMIDIALIDADE: TEXTOS, CONTEXTOS E IMAGENS