REFLETINDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIBERCULTURA, LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Juliana Gomes Macedo
  • Dilton Ribeiro Couto Junior
  • Luciana Velloso
Agências de fomento
Não contou com financiamento

Palavras-chave:

Letramento, Inclusão Digital, Cibercultura.

Resumo

O desenvolvimento tecnológico promoveu profundas transformações no consumo e produção de informações, desencadeando novas formas de interagir com o conhecimento e a cultura. Com a emergência das mídias digitais, as comunidades virtuais e outros espaços da internet têm criado a possibilidade de fortalecer os laços sociais e as dinâmicas de interação com o outro pela intensa troca de informações. O letramento e a inclusão digital hoje apresentam novos desafios que precisam ser superados a partir da implementação de políticas de inclusão digital comprometidas com uma formação de professores atenta aos novos processos de ensinar e aprender que emergem com a cibercultura. Considerando os modos pelos quais os sujeitos se relacionam com o conhecimento e a cultura hoje a partir de experiências cada vez mais mediadas pelas tecnologias digitais, apresentamos uma discussão sobre as relações entre o letramento associado à inclusão digital. Ao longo do texto, tecemos inúmeras reflexões que nos levam a entender que a noção de ser letrado e estar incluído digitalmente a partir da vivência nas práticas sociais da cibercultura é mais do que possuir computadores, mas usar as tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva. Para isso, a promoção de políticas públicas de acesso e democratização de tais recursos faz-se necessária para transformar bits em conhecimento e garantir que o cidadão do século XXI esteja engajado e atento aos seus direitos sociais e humanos.

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Publicado

20-01-2014

Como Citar

MACEDO, J. G.; COUTO JUNIOR, D. R.; VELLOSO, L. REFLETINDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIBERCULTURA, LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 2, p. e8749, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8749. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO