v. 15 n. 2 (2021)

Imagem da capa: "The Artist's Studio, Rue de la Condamine", de Frédéric Bazille

O presente dossiê tem por intenção reunir artigos e ensaios às mais variadas matrizes metodológicas e teóricas ligadas à pesquisa de pós-graduação sobre o tema, discutindo algumas das possíveis relações entre as manifestações performáticas na Literatura e no Cinema e suas múltiplas relações e interrelação entre representações verbais, mídias e culturas, bem como combinação midiáticas, tradução e transposição interartísticas.

Organizadores: Acir Dias da Silva (Unioeste) e Norival Bottos Júnior (UFG).

Imagem da capa: "The Artist's Studio, Rue de la Condamine", de Frédéric Bazille

 

Publicado: 31-08-2021

APRESENTAÇÃO

  • Apresentação da 43ª edição da Travessias

    Acir Dias da Silva, Norival Bottos Jr
    e28030
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.28030

[DT] LITERATURA, CINEMA E INTERMIDIALIDADE: TEXTOS, CONTEXTOS E IMAGENS

  • Transposição midiática e representação cultural em “Viva – a vida é uma festa” (2018)

    Thiago Henrique da Silva de Sales, Líliam Cristina Marins
    e27636
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27636
  • A presença constante da Segunda Guerra Sudanesa no filme O que ficou para trás (2020)

    Carlos Eduardo de Araujo Placido
    e27640
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27640
  • Labirintos autorais: a adaptação fílmica de In the tall grass, de Stephen King e Joe Hill

    Edson José Rodrigues Júnior
    e27644
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27644
  • O olhar através: o uso da câmera subjetiva indireta livre no cinema contemporâneo

    Fabiana Maceno Domingos Pedrolo
    e27663
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27663
  • Representação e recordações da malandragem em Memórias de Madame Satã, de Sylvan Paezzo

    Victória Nantes Marinho Adorno, Andre Rezende Benatti
    e27706
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27706
  • Teatro e intermidialidade: um estudo do espetáculo “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”

    Lysiane Cassia Baldo
    e27735
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27735
  • Mulheres de Joel Zito Araújo: subversão ou reprodução de estereótipos?

    Risoleta Viana de Freitas
    e27748
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27748
  • A cosmicidade da casa: seus mitos e imagens no filme Mãe!, de Darren Aronofsky

    Adriano Menino de Macêdo Júnior, Roniê Rodrigues da Silva
    e27750
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27750
  • Anton Chigurh: o insólito vilão de No country for old men

    Maria Iranilde Almeida Costa Pinheiro, Jonas Magno Lopes Amorim
    e27753
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27753
  • Estética de Glauber Rocha e as interfaces com o cinema documentário

    Rosselane Liz Giordani
    e27757
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27757
  • A Inocência agreste: a representação do espaço no romance de Visconde de Taunay e na obra fílmica de Walter Lima

    Erick Vinicius Mathias Leite
    e27761
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27761
  • A representação feminina e as relações intersemióticas em Objetos Cortantes e Garota Exemplar

    Milena Ramos Pereira, Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade
    e27767
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27767
  • Do efeito de unheimlich à rememoração: o percurso narrativo da personagem Marion Post no filme A outra (1988), de Woody Allen

    Mariana Alice de Souza Miranda
    e27769
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27769
  • Uma leitura alegórica do filme Paisagem na neblina, dirigido por Theo Angelopoulos

    Gong Li Cheng
    e27772
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27772
  • Adaptação ecfrástica: sobre a presença da pintura no cinema

    Vanessa Luiza de Wallau, Cleber da Silva Luz
    e27773
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27773
  • Os signos do realismo: da literatura ao cinema, de Flaubert às imagens digitais

    Jeferson Ferro
    e27774
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27774
  • Materialização do hiper-real na matriz: intermidialidade entre Baudrillard e Matrix

    Luiza da Silva Souza, Claudia Lorena Fonseca
    e27776
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27776
  • Literatura, imagem e intermidialidade em Catálogo de perdas (2017), de João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro Carrascoza

    Sandro Adriano da Silva
    e27778
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27778
  • Intermidialidade em um passeio pela narrativa nos jogos de luta

    Alisson Preto Souza, Lis Yana de Lima Martinez
    e27779
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27779
  • Pedra da memória - corporalidades em confluências transatlânticas

    Rodrigo Birck Moreira, Izabela Fernandes de Souza
    e27780
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27780
  • Um devir narrativo cinematográfico em O conto zero e outras histórias, de Sérgio Sant’anna

    Cristine Fickelscherer Mattos
    e27782
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27782
  • A aliança de classes e o nascimento de uma nação em Cerimônia de casamento

    Marcos César de Paula Soares
    e27763
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27763

EDUCAÇÃO

  • Da formação básica à prática docente: qual a percepção do professor sobre a superdotação?

    Kelling Cabral Souto, Helena Carla Castro, Cristina Maria Carvalho Delou
    e26215
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.26215
  • Medindo um território: a modalidade de Educação Mediada no contexto do NEaDUNI

    Higor Miranda Cavalcante, Beatriz Helena Dal Molin
    e27348
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27348

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES

  • Sociabilidade em tempos de quarentena: o WhatsApp como ferramenta de interação social durante a pandemia de COVID-19

    Fernanda de Fátima Fernandes Pereira, Daniele Ribeiro Fortuna, Renato da Silva
    e27349
    DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27349