Formação continuada de professores para o uso de tecnologias: desafios e possibilidades
Palavras-chave:
Formação de professores, práticas pedagógicas, tecnologias da informação e comunicação.Resumo
Neste artigo apresentamos uma pesquisa em desenvolvimento intitulada Professor Seu Lugar é Aqui, desenvolvida em parceria entre o Mestrado em Metodologias do Ensino e três escolas públicas na cidade de Londrina - Paraná, a partir de 2013. Fizemos um recorte para apresentar apenas a primeira etapa do projeto, em que consistia apenas nesse momento em ouvir as experiências dos professores acerca das tecnologias e seus processos formativos e ainda levantar quais as suas necessidades acerca dessa questão no espaço escolar. Tivemos a participação de 76 professores que dividiram as suas experiências, revelando que na maioria das vezes, ocorre um distanciamento entre os cursos ofertados pelos Núcleos Regionais de Ensino e a prática pedagógica do professor. Além disso, há uma tendência de cursos instrumentalistas que focam a técnica pela técnica. Nesse sentido, questiona-se a formação continuada de professores, bem como, os aspectos envolvidos nessa formação. Ainda impera modelos (instrumentais e/ou tecnicistas) de formação, realizados por meio de cursos aos quais são repassados aos professores discussões teóricas e metodológicas “prontas”. Ou seja, propostas formativas centradas em teorias, descontextualizadas da prática e muitas delas, desconsideram a realidade da escola e os sujeitos que ocupam o espaço escolar.
Downloads
Referências
BARRETO, Raquel. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.2, p.271-286, jul/dez.2003. http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a06v29n2.pdf
______. Discursos, Tecnologias, Educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
BEHERENS, Marilda. Formação Continuada e a Prática Pedagógica dos professores. Curitiba: Champagnat, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política, trad. S.P. ROUANET, São Paulo: Brasiliense, 1985.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4ed. São Paulo: Cortez, 2011
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, 1990, p. 177-229.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Ainque Grupo Editor, 1995.
FRANÇA, C.S. Possibilidades e limites na construção do conhecimento histórico escolar em conexão com o mundo virtual. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Londrina, 2009.
FELDFEBER, Myrian. Internacionalização da educação, “Tratado de livre comércio” e políticas educativas na América Latina. In: FERREIRA, Elisa Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalla Andrade (Org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 65-80.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério; PARDO, Maria Benedita Lima; LOPES, Amélia (Orgs.). Una “nueva” cultura para la formación de maestros: es posible?. Porto, Portugal: Ed. Livipsic/AMSE-AMCE-WAER, 2008a.
GERALDI, João Wanderley. A nova identidade da escola face às novas tecnologias de informação e comunicação. III ENTEL, UNIJUÍ, 2012. Disponível em http://portos.in2web.com.br/passagens-blogdogeraldi/130-a-nova-identidade-da-escola-face-as-novas-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-2-i
KRAMER, Sonia (Orgs.); JOBIM E SOUZA, Solange; Política, cidade, educação: itinerários de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto. Ed. PUC-Rio, 2009.
MATOS, Olgária. Os arcanos do inteiramente outro. São Paulo: Brasiliense. 1989.
NÓVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro
PAIM, Elison Antonio. Memórias e experiências do fazer-se professor. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2005.
PAIM, E. A.. Do formar ao fazer-se professor: perspectivas em confronto. In: II ENCEBIO - Encontro Regional sobre o Ensino em Ciências e Biologia: A Pesquisa e a formação de Professores, 2007, Chapecó. Anais do II Encontro Regional sobre o Ensino de Ciências e Biologia. Chapecó: Curso de Ciências Biológicas da UNOCHAPECÓ. v. 1. p. 30-42.
TAVARES, Rosilene Horta. Tecnologias da Informação e comunicação: A Lógica Instrumental do Acesso. In: COSTA, Fernando Albuquerque et al. (ogs.). ticEDUCA2010 – I Encontro Internacional TIC e Educação: Inovação Curricular comTIC. 2010. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.