A entrevista como um gênero do discurso: conceitos e fundamentos |

Autores

  • José Calais Cerqueira Neto
  • Adelino Pereira dos Santos
Agências de fomento
FAPESB/CAPES. EDITAL 017/2015

Palavras-chave:

Entrevista, Gênero do Discurso, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Este ensaio tem por objetivo apresentar estudos teóricos sobre o gênero discursivo entrevista, como fundamentos para projetos de ensino na educação básica. Para tanto, consultamos uma breve e heterogênea bibliografia sobre este gênero do discurso, publicada no Brasil nos últimos 40 anos, oriunda dos campos epistemológicos da Filosofia da Linguagem, da Análise de Discurso, da Linguística Textual e de outros Estudos Sociais. Trabalhos dessa natureza se justificam pelas dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no que se refere à disponibilidade de materiais teóricos e práticos sobre o gênero entrevista, de modo a auxiliá-los no cotidiano das salas de aula. Consideramos válida a afirmação de Marcuschi (2008) de que embora não sejam novos, estudos sobre gêneros discursivos estão na moda. Apesar disso, no entanto, pouco se dispõe de recursos e de bibliografias consistentes sobre os gêneros discursivos, muito embora os professores sejam constantemente orientados por documentos oficiais a torná-los objetos para o ensino da leitura, da produção de textos e da análise e reflexão sobre a língua.

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Publicado

30-04-2017

Como Citar

CERQUEIRA NETO, J. C.; DOS SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: conceitos e fundamentos |. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 1, p. e16207, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16207. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES