As Inter-relações com o Tecido Visual e Os Sertões de Zé Celso

Autores

  • Daniela Santos Farias Doutoranda em Artes Visuais, na linha de pesquisa: Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Instituto de Artes – UNESP-IA.
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Tecido visual, Inter-relações, Os Sertões, Zé Celso.

Resumo

A proposta deste trabalho é a inter-relação do Tecido Visual, literatura, mídias digitais com a encenação de Os Sertões, dirigida por José Celso Martinez Corrêa (Zé Celso) com atores do grupo Uzyna Uzona no Teatro Oficina. Esses novos espaços dramáticos, advindos da performance, teve suas  conquistas na modernidade, e foram desenvolvidos em meio ao  relativismo, de uma nova estética virtual, e operam no trânsito das artes, do hipertexto, da comunicação, das ciências, da convergência  e das tecnologias. Dessa forma toda a tradição de se contar histórias tem um caminho próspero no contexto contemporâneo. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Santos Farias, Doutoranda em Artes Visuais, na linha de pesquisa: Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Instituto de Artes – UNESP-IA.

Daniela Farias é doutoranda em Artes Visuais pela UNESP-Instituto de Artes Campus de São Paulo e também mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Possui Bacharelado em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, atualmente é membro do Grupo de Pesquisa LaBIDIC ( Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural) no IA/UNESP.

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.

ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

FOLETTO, Leonardo. Efêmero Revisitado – conversas sobre teatro e cultura digital. São Paulo: FUNART, 2010.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2012.

FORTIN, R. Compreender a complexidade: introdução ao método de Edgar Morin. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

LANDOW, George P. Hipertexto 3.0. Barcelona: Editora Paidós, 2008.

MACIEL, Katia. Transcinemas. Rio de Janeiro: Editora Contra Capa, 2009.

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro; Editora Jorge Zahar, 2007.

______. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

______. Regimes de Imersão e Modos de agenciamentos – in Transcinemas. Rio de Janeiro: Editora Contra Capa, 2009.

MCLUHAN, Marshall. Os Meios De comunicação como Extensões do Homem (UNDERSTANDING MEDIA). São Paulo; Editora Cultrix, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.

NOJOSA, Urbano Nobre. Da Rigidez do Texto à Fluidez do Hipertexto – in Hipertexto, Hipermídia – as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

PARENTE, André. A forma cinema variações e rupturas - In Transcinemas. Rio de Janeiro: Editora Contra Capa, 2009.

SANTAELLA. Lúcia. Matrizes da linguagem pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.

Wagner, Richard. Obra de Arte do Futuro. Portugal: Editora Antigona, 2003.

COHEN, R."Performance e Rede-Mediações na Era da Tecnocultura", 11/2002, Artigo em Hipertexto, SESC SP- EDIÇÃO ELETRÕNICA, pp. 1, pp.1-1, São Paulo, SP, BRASIL, 2002. Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/constelacao/textorede.htm. Acesso em 23/ 3/ 2013.

CORREA, José Celso Marinez. Encenando Os Sertões - Entrevista com José Celso Martinez Correa. Sala Preta, Brasil, v. 2, p. 143-157, nov. 2002. ISSN 2238-3867. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57089/60077. Acesso em: 14 july 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p143-157.

SANTELLA, Lucia. A Ecologia Pluralista das Mídias Locativas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 37, dez. 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/search/results>. Acesso em: 20 dez. 2012.

ASSOCIAÇÃO TEAT(R)O OFICINA UZYNA UZONA

RELEASE. Disponível em - http://www.teatroficina.com.br/plays/8 Acesso em 20/01/2014

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

FARIAS, D. S. As Inter-relações com o Tecido Visual e Os Sertões de Zé Celso. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, p. e18052, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/18052. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] LITERATURA E MULTIMEIOS