Educação audiovisual da sexualidade: uma proposta metodológica para análise e estudo de imagens e sons
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i1.23365Palavras-chave:
Audiovisual, análise, imagens, sexualidade.Resumo
Considerando que as imagens educam e estão imersas em nosso cotidiano, elas nos possibilitam uma variedade de significados. Significados estes que nos submetem a uma reflexão de qual seria sua relação com a educação. Todo vídeo é educativo? Como podemos ir além de um olhar simplista daquilo que as imagens e sons representam? Como (re)significar os seus sentidos? Essas e tantas outras possíveis questões nos levam a pensar sobre sua utilização no ambiente escolar, uma vez que a mesma poderá trazer contribuições muito relevantes para o processo de ensino e aprendizado do aluno, principalmente quando atrelado à temática da sexualidade. Neste sentido, o texto tem como objetivo apresentar uma proposta de análise para os trabalhos que serão desenvolvidos em projetos de Educação Sexual na escola a partir do estudo de imagens e sons. Trata-se de uma alternativa metodológica que não se limita em seu uso, podendo ser adequada a quaisquer outros métodos específicos que se pretenda utilizar em seu trabalho e/ou sua pesquisa. Espera-se ainda, que esta proposta possibilite novas abordagens com o propósito de analisar imagens e sons.
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