PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO COMO PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

  • Eliane do Rocio Alberti Comparin

Palavras-chave:

Trabalho, Princípio educativo, Práxis,

Resumo

RESUMO: O artigo busca demonstrar o conceito de trabalho à luz do materialismo histórico e dialético. Nessa ótica de análise, o trabalho, numa forma social, é o elemento determinante na constituição e na emancipação do homem. Ocorre que no sistema capitalista a constituição do ser humano, dá-se pela sua alienação, a partir da exploração da sua força de trabalho. Desse modo, questiona-se, o trabalho como princípio educativo como uma proposta político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora do ser humano, para além do capital.

                                                                                                                                      

Palavras-chave: Trabalho. Princípio educativo. Práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-08-2014

Como Citar

ALBERTI COMPARIN, E. do R. PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO COMO PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 1, p. e9591, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/9591. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO