Notas sobre música e cultura indígenas: de uma abordagem colonizadora ao som híbrido contemporâneo
Palavras-chave:
Música indígena, interculturalidadeResumo
Este artigo busca apresentar algumas questões em torno da música indígena a partir das distintas abordagens de Helza Cameu (1977) e de Mara Vanessa Dutra (2012). No livro Introdução Ao Estudo Da Música Indígena Brasileira, o objetivo de Cameu é explicar as manifestações musicais indígenas, provando a existência da música indígena em estágios desiguais, embora próximos, em uma tarefa que obriga toda uma revisão dos documentos disponíveis desde a chegada dos colonizadores. Já a pesquisa de Mara Vanessa Dutra – intitulada Arte E Identidade Em Caminhos Territoriais: A Trajetória De Kanatyo Pataxó -, está interessada em compreender o papel da arte e da música de Kanatyo Pataxó como veículo de sua história de vida e como elemento promulgador de um diálogo intercultural na atualidade. Se, de um lado abordaremos uma pesquisa que revela o caráter colonialista a partir do qual se construiu o conhecimento sobre a musicalidade das populações ameríndias; do outro, destacaremos a reivindicação da interculturalidade que vem se apresentando como demanda de muitos povos indígenas na atualidade, também no âmbito musical.
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Referências
CAMEU, Helza. Introdução ao estudo da música indígena brasileira. Conselho Federal de Cultura e Departamento de Assuntos Culturais, 1977.
DUTRA, Mara Vanessa. Arte e identidade indígena em caminhos territoriais: a trajetória de Kanatyo Pataxó. Dissertação apresentada ao Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, IHAC, UFBA. Salvador, 2012.
MAHER, Tereza M. Sendo Índio em Português. In: Signorini, I. (org.) Língua (gem) e identidade: Elementos para uma Discussão no Campo Aplicado. Campinas: Editora Mercado das Letras, 1998, p. 115-138.
PATAXÓ, Kanatyo. Águas claras. Literaterras. CD.
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