Procedimentos de gestão da sala de aula de professores de escolas públicas

Autores

  • Fábio Luiz da Silva
  • Fabiane Tais Muzardo
  • Leila Rocha da Fonseca
  • Henrique Soares Bragamonte
Agências de fomento
Funadesp

Palavras-chave:

Gestão da sala de aula, indisciplina, autoridade do professor, ensino.

Resumo

O presente artigo realiza uma análise comparativa entre as práticas de gestão em sala de aula de professores de quatro realidades socioculturais diferentes: Brasil, Nova Zelândia, Grécia e Estados Unidos. O formulário aplicado divide-se em duas partes: inicialmente, os professores deveriam assinalar quais suas ações quando ocorre indisciplina em sala de aula; em sequência, deveriam se posicionar quanto às medidas tomadas quando a situação de indisciplina de mantém. Apesar de muitos pontos semelhantes, os resultados apontam que parte das ações praticadas pelos professores brasileiros pode ligar-se à pequena autoridade em sala de aula que os eles possuem na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKIN-LITTLE, K. Angeleque; LITTLE, Steven G.; LANITI, Mariana. Teachers’ use of classroom management procedures in the United Startes and Greece: a cross-cultural comparison. In: School Psycology International, v. 28, fev., 2007, p. 53-62.

BROPHY, Jere. History of research on classroom management. In: EVERTSON, Carolyn M.; WEINSTEIN, Carol. Handbook of classroom management: research, practice and contemporary isues.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. In: Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, out./dez., 2015, p. 975-993. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-0975.pdf>. Acesso em 25 jun. 2016.

COMENIUS, J. A. (1887) [1685] The Orbis Sensualim Pictus. New York: C.W.Bardeen Publicher, 1887 [1685]. New York/London: Routledge, 2011.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

KORPERSHOEK, Hanke. A Meta-analysis of the effects of classroom management strategies and classroom programs on student’s academic, behavioral, emotional, and motivational outcomes. In: Review of Educational Research, v. 20, n 10, jan., 2016, p. 1-38. Disponível em: <http://rer.aera.net >. Acesso em: 20 jun. 2016.

MORICONI, G.; BÉLANGER, J. Student behaviour and use of class time in Brazil, Chile and Mexico: evidence from TALIS 2013. OECD, 2015. Disponível em: < http://www.oecd-ilibrary.org/education/student-behaviour-and-use-of-class-time-in-brazil-chile-and-mexico_5js6bhlchwmt-en>. Acesso em 30 jun. 2016.

NASEY, Charlotte. Teachers’ use of classroom-based management strategies: a survey of New Zealand teachers. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) – Massey University, Albany. 2012.

SILVA, Rafael Rodrigues da. Disciplina escolar e gestão de sala de aula no campo educacional brasileiro. In: Revista Educação & Realidade, v. 41, n. 2, abr./jun., 2016, p. 533-554. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/2016nahead/2175-6236-edreal-46473.pdf>. Acesso em 20 jun. 2016.

SOARES, Ademilson de Souza. A Autoridade do professor e a função da escola. In: Revista Educação & Realidade, v. 37, n. 3, set./dez., 2012, p. 841-861. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v37n3/08.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.

SOARES, José Francisco. O Efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 2, n. 2, 2004, p. 83-104. Disponível em: < http://www.ice.deusto.es/RINACE/reice/vol2n2/Soares.pdf>. Acesso em 22 jun. 2016.

SOARES, José Francisco. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr., 2007, p. 135-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000100007>. Acesso em 21 jun. 2016.

WEINSTEIN, Carol Simon; NOVODVORSKY, Ingrid. Gestão da sala de aula: lições da pesquisa e da prática para trabalhar com adolescentes. Porto Alegre: AMGH, 2015.

Downloads

Publicado

08-09-2016

Como Citar

DA SILVA, F. L.; MUZARDO, F. T.; DA FONSECA, L. R.; BRAGAMONTE, H. S. Procedimentos de gestão da sala de aula de professores de escolas públicas. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e15041, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15041. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO