Educação para as relações étnico-raciais em uma escola pública do município de Itapetinga-BA
Palavras-chave:
Educação antirracista. Lei 10.639/03. Prática pedagógicaResumo
Nessa pesquisa, o foco de análise são as perspectivas de professores, coordenador pedagógico e gestor, frente ao que determina a Lei 10.639/03 e as práticas pedagógicas que estes têm realizado para a efetivação desta Lei, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, região Sudoeste da Bahia. Neste município, a tentativa de implementar a Lei em questão tem se dado através da criação da disciplina Cultura afro Indígena na estrutura curricular das escolas do Ensino Fundamental II. No entanto, conforme constatamos, a implementação tem ocorrido com muita dificuldade, a partir do empenho de sujeitos isoladamente, a exemplo das professoras responsáveis pela disciplina Cultura Afro Indígena, posto que inexiste uma política efetiva voltada à formação dos professores, além de outras ações capazes de viabilizar a construção de uma educação antirracista.
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