“Medo da estigmatização?” – a universidade, os processos formativos e a problematização das homossexualidades

Autores

  • Anderson Ferrari Pós-doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, professor adjunto da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, membro do GESED/NEPED/UFJF
  • Marcos Lopes de Souza Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB - Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade - UESB
  • Roney Polato de Castro Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação docente, problematização, gênero, sexualidades.

Resumo

A partir de duas falas organizadas pelas inquietações de uma formação em gênero e sexualidade no PIBID de Geografia na UFJF, nos debruçamos nas condições de emergência e análise das práticas cotidianas – como algo se torna um problema e ingressa no domínio do pensamento? Colocar sob suspeita o que pensamos e como agimos se insere na perspectiva foucaultiana de problematização – uma nova diretriz para a pesquisa educacional – a ideia de que para uma ação, comportamento ou prática ingressar no campo do pensamento é necessário que alguns fatores os tenha tornado incertos, os tenha feito perder sua familiaridade ou provocado um certo número de dificuldades. Para isso vamos tomar dois pontos como foco: primeiro, que a dinâmica dos gêneros e das sexualidades são sempre construídas e resultados de investimentos (estão nos discursos, nos artefatos, nos símbolos, nas ações, etc.) e, em seguida, que elas dizem de uma relação com o saber, com aquilo que é possível conhecer numa determinada época.

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Biografia do Autor

Anderson Ferrari, Pós-doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, professor adjunto da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, membro do GESED/NEPED/UFJF

Pós-doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, professor adjunto da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, membro do GESED/NEPED/UFJF

Marcos Lopes de Souza, Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB - Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade - UESB

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB - Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade - UESB

Roney Polato de Castro, Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED)

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED)

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Publicado

11-05-2017

Como Citar

FERRARI, A.; DE SOUZA, M. L.; DE CASTRO, R. P. “Medo da estigmatização?” – a universidade, os processos formativos e a problematização das homossexualidades. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 1, p. e16752, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16752. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] SEXUALIDADE, GÊNERO E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA