Cinema e Educação: A relação entre o uso de filmes comerciais como recursos pedagógicos e a aprendizagem, pelas percepções dos estudantes
Palavras-chave:
Filmes, Recurso pedagógico, Aprendizagem Significativa.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa feita com estudantes da Educação Básica, de duas escolas públicas de Curitiba, por meio de questões semiestruturadas, onde apresenta e analisa as opiniões dos estudantes na utilização de filmes comerciais como recurso pedagógico. Embora filmes sejam obras cinematográficas, pensadas e produzidas prioritariamente com objetivo de entretenimento, pode-se pensar neles como recursos audiovisuais com fins pedagógicos e que estimulam a atenção dos estudantes. Nesse sentido, os filmes tornam-se um recurso pedagógico que auxilia nas aulas despertando o interesse dos estudantes, com potencial educativo, possível de estimular a aprendizagem, dentro das tecnologias utilizadas na escola, os filmes podem ser considerados como um destacado aliado didático-pedagógico. Teve como objetivo identificar e discutir as fragilidades na utilização desse recurso tecnológico para uma melhor adequação como instrumento pedagógico pelos professores. Dessa forma, por meio das respostas dos estudantes obtidas, fez-se as análises e discussões embasadas na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, Novak e Hanesian (1980), em considerações de Rosália Duarte (2009), José Manuel Moran (2005), entre outros. Estas análises permitiram apresentar possibilidades de encaminhamentos pedagógicos que podem auxiliar no trabalho pedagógico dos professores que fizerem uso desse recurso possibilitando obter resultados importantes no ensino dos conteúdos científicos nas aulas.
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