Educação audiovisual da sexualidade: uma proposta metodológica para análise e estudo de imagens e sons

Autores

  • Ricardo Desidério da Silva Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana) e Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus de Araraquara) https://orcid.org/0000-0003-2779-2696

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i1.23365
Agências de fomento

Palavras-chave:

Audiovisual, análise, imagens, sexualidade.

Resumo

Considerando que as imagens educam e estão imersas em nosso cotidiano, elas nos possibilitam uma variedade de significados. Significados estes que nos submetem a uma reflexão de qual seria sua relação com a educação. Todo vídeo é educativo? Como podemos ir além de um olhar simplista daquilo que as imagens e sons representam? Como (re)significar os seus sentidos? Essas e tantas outras possíveis questões nos levam a pensar sobre sua utilização no ambiente escolar, uma vez que a mesma poderá trazer contribuições muito relevantes para o processo de ensino e aprendizado do aluno, principalmente quando atrelado à temática da sexualidade. Neste sentido, o texto tem como objetivo apresentar uma proposta de análise para os trabalhos que serão desenvolvidos em projetos de Educação Sexual na escola a partir do estudo de imagens e sons. Trata-se de uma alternativa metodológica que não se limita em seu uso, podendo ser adequada a quaisquer outros métodos específicos que se pretenda utilizar em seu trabalho e/ou sua pesquisa. Espera-se ainda, que esta proposta possibilite novas abordagens com o propósito de analisar imagens e sons. 

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Biografia do Autor

Ricardo Desidério da Silva, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana) e Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus de Araraquara)

Doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual" pela UNESP/Araraquara. Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Pesquisador no Círculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade - CiPESS (UEL) e no Grupo de Pesquisa SexualidadeVida/USP-CNPq; consultor de matérias para o site UOL/Mulher/Comportamento e revista VIP/Editora Abril; foi professor na Educação Básica da Rede Pública Estadual do Paraná no período de 1998 a 2015. Atualmente é Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana) e também Coordenador do Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) do mesmo Campus. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, nível de mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: "Sexualidade e Educação Sexual", "Sexualidade, Educação e Mídias", "Didática e Formação de Professores"

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Publicado

09-04-2020

Como Citar

DA SILVA, R. D. Educação audiovisual da sexualidade: uma proposta metodológica para análise e estudo de imagens e sons. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 1, p. e23365, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i1.23365. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23365. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

IMAGENS E SONS