Transposição midiática e representação cultural em “Viva – a vida é uma festa” (2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27636
Agências de fomento

Palavras-chave:

Cinema, Intermidialidade, Transposição midiática, Representação cultural.

Resumo

O presente artigo discorre sobre as relações intermidiáticas entre o filme “Coco”, que no Brasil recebeu o título “Viva – A vida é uma festa”, e o livro que surgiu do filme em decorrência do seu sucesso comercial. Nessas relações, nosso recorte analítico inclui o tratamento da cultura mexicana no processo de significação artística, dado que o filme possui como leitmotiv o “Día de los muertos”. A metodologia é a análise de cenas do texto fílmico e do texto literário e a fundamentação teórica basilar são os Estudos de Intermidialidade (CLÜVER, 2006; MÜLLER, 2012; RAJEWSKY, 2012a, 2012b). Nos atemos, principalmente, na abordagem proposta por Rajewski (2012), a qual caracteriza-se por seu direcionamento sincrônico e pelo entendimento da intermidialidade como categoria para a análise concreta de textos, como é o caso específico do filme “Viva – A vida é uma festa” e seu processo de transposição midiática. Analisou-se, assim, o processo de significação temática na construção da transposição das imagens visuais e a adaptação de uma mídia para outra, da tela para o livro, em suas diferenças e suas similaridades.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique da Silva de Sales, Universidade Estadual de Maringá

Literatura - Campo literário e Formação de Leitores

Líliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

Letras - Campo Literário e Formação de Leitores

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

SALES, T. H. da S. de; MARINS, L. C. Transposição midiática e representação cultural em “Viva – a vida é uma festa” (2018). Travessias, Cascavel, v. 15, n. 2, p. e27636, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i2.27636. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27636. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] LITERATURA, CINEMA E INTERMIDIALIDADE: TEXTOS, CONTEXTOS E IMAGENS