ANSIEDAD, DEPRESIÓN Y ESTRÉS DE LOS PROFESIONALES DE ENFERMERÍA EN TIEMPOS DE PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v11i1.34667Resumen
Objetivo: Investigar los niveles de ansiedad, depresión y estrés del equipo de enfermedad, en tiempos de pandemia covid-19 y los factores que influyen. Método: estudio cuantitativo, descritivo, observacional, transversal, siguiendo como diretrizes Fortalecimiento del Informe de Estudios Observacionales en Epidemiología (STROBE). Amostra foi constituída pela equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Geral de um hospital universitário público do Paraná. Una coleta de datos ocorreu entre los meses de abril a julio de 2020, por meio de formulario electrónico enviado por correo electrónico. Todas las normativas de la Resolución 466/2012, el Consejo Nacional de Salud foram atendidas. Los datos del foro compilados en planes de Microsoft® EXCEL 2010, procesados y analizados en el programa Statistical Package for the Social Sciencies (SPSS) versión 26.0. Resultados: de los 45 (71,4%) profesionales que participaron, el 22,1% presentaron ansiedad; 19,9% depresión; e 24,4% estresse, sendo que possuir outro vínculo empregatício foi o fator que presentaou associação estadísticamente significativa com a ansiedade e estresse, enquanto os níveis de satisfação no trabalho apresentaram associação significativa com a depressão. Conclusión: Los niveles de ansiedad, depresión y estrés entre los profesionales de la enfermedad, considerados predominantemente normales, conforme a la escala DASS-21. O mayor escore de pontuação foi a subescala estresse, seguida pela subescala depressão. Não ter outro vínculo empregatício apresentou-se como um fator preditor para não desenvolver ansiedade e estresse, e a satisfação no trabalho impactu positivamente na avaliação da depressão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.