Controle social, participação popular e seus desafios no programa nacional de alimentação escolar (PNAE)

uma análise dos conselhos de alimentação escolar (CAE) de dois municípios sergipanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.17123
Agências de fomento
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao - FNDE

Palavras-chave:

Controle Social, Políticas Públicas, Alimentação Escolar, Promoção de Direitos, Cidadania.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, por meio de uma discussão teórico-conceitual acerca das transformações desta política pública pela via do controle social. A principal hipótese refere-se à ruptura paradigmática do programa ao rescindir com os seus preceitos assistencialistas para se tornar uma política pública promotora de direitos. Para evidenciar o seu processo de transição, será analisado as ações do Conselho de Alimentação Escolar - CAE - em dois municípios sergipanos. Empregando uma metodologia qualitativa calcada em questionários e entrevistas semiestruturadas, realizadas nos anos de 2015 e 2016, conclui-se que tal instância deliberativa garante não somente a prática da cidadania com o envolvimento e acompanhamento dos (as) conselheiros (as) na execução do PNAE, como também legitima o controle social através do monitoramento desta política pública por meio do público assistido, consolidando a realização do direito à participação via controle social.

Biografia do Autor

Cristiane Souza Pinheiro, Universidade Federal da BahiaEscola de Nutricao

Escola de Nutricao - UFBA

Técnica do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE)

Cristiano Cassiano de Araujo, Universidade Federal da BahiaInstituto de Geociências - IGEO

Bacharel em Geografia (UNIBH), Mestre em Ciências Sociais (PUC Minas), Doutorando em Geografia Humana (UFBA). Consultor em Estudos Socioeconômicos. Professor das disciplinas de Ciência Política e Políticas Públicas e Programas Sociais da pós graduação em Gestão Pública, Faculdade da Cidade do Salvador (FCS).

Membro do Laboratório Estado, Território e Desenvolvimento - LESTE
Pesquisador do Grupo Território, Propriedade Intelectual e Patrimônio - TERPI

Atualmente é Ph.D. Student Visitor na Universität Salzburg, Áustria.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-01-2018

Como Citar

PINHEIRO, C. S.; ARAUJO, C. C. de. Controle social, participação popular e seus desafios no programa nacional de alimentação escolar (PNAE): uma análise dos conselhos de alimentação escolar (CAE) de dois municípios sergipanos. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v5i2.17123. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/17123. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios