IDENTIDADE EM DEBATE: CONTRIBUIÇÕES E NUANCES DE BOAVENTURA, CASTELLS E CUCHE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24021

Palavras-chave:

Identidade, Boaventura Santos, Castells, Cuche.

Resumo


O conceito de identidade é inquestionavelmente relevante para as análises acadêmicas e sociais da atualidade. Ao longo dos tempos, no âmbito das Ciências Sociais, consolidaram-se as discussões sobre a temática identidade, com várias contribuições problematizando a vida em sociedade e a construção deste importante conceito para entendermos tanto as individualidades, quanto as coletividades. Teóricos das mais diversas linhas e escolas do pensamento social, “afastaram-se” e se “aproximam-se”, analisando o conceito e problematizando-o. Este esforço teórico se dá no sentido de entender os fenômenos presentes nas sociedades envolventes e suas particularidades, e tem o propósito de possibilitar uma discussão em torno da identidade, o que resulta, desde sempre, num amplo e caro debate para as Ciências Sociais. Entre os teóricos que discutem o conceito estão Boaventura de Souza Santos, Manuel Castells e Denys Cuche. Nas suas contribuições, podemos perceber a existência de nuances que auxiliam no entendimento da identidade, a partir da materialização dos recentes fenômenos sociais. Procura-se aqui, partindo de uma rápida, porém importante análise das contribuições teóricas dos três pensadores, bem como das aproximações e distanciamentos teóricos existentes entre eles, avaliar os nuances que subsidiam para o entendimento histórico do conceito de Identidade.

Biografia do Autor

Jairo Hely Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Antropologia Pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

SILVA, J. H. IDENTIDADE EM DEBATE: CONTRIBUIÇÕES E NUANCES DE BOAVENTURA, CASTELLS E CUCHE. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 13–34, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.24021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/24021. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios