A QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

Jheniffer Hozana Cadena, Daniel De Oliveira, Juliane Sachser Angnes, Caroline Monteiro

Resumo


Este estudo teve o objetivo de investigar o processo de qualidade de vida no trabalho em uma empresa localizada no sudoeste do Paraná, por meio da contribuição do profissional de secretariado executivo nas atividades relacionadas a este tema. Esta pesquisa desenvolveu-se em uma empresa que atua na área de comércio atacadista de alimentos e produtos de limpeza. Dessa forma adotou-se, neste estudo de caso de caráter descritivo, a abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários, a todos os funcionários, que totaliza um universo de pesquisa de 65 indivíduos. Obteve-se o retorno de 47 questionários respondidos totalizando uma amostra de 72,3%. Conclui-se, por meio dos dados analisados, que o profissional de secretariado executivo pode contribuir por meio de seu contato amplo e diário com todos os funcionários da organização ao observar, no cotidiano organizacional, os aspectos que podem ser aprimorados no que tange a qualidade de vida no trabalho. 


Palavras-chave


Qualidade de Vida; Qualidade no trabalho; Profissional de Secretariado; Ambiente Organizacional.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2018 Revista Expectativa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Expectativa

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ISSN: 1982-3029 (versão eletrônica)

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Toledo 

Colegiado do Curso de Secretariado Executivo

Rua da Faculdade, 645 - Jd. Santa Maria

85903-000 - Toledo - Paraná;

| revista.expectativa@gmail.com |