PLANO DE MARKETING: O CASO DE UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS DE TOLEDO-PR

Raquel Maria Bortolotto, Márcio Alberto Goebel

Resumo

O impacto das novas tecnologias, das telecomunicações e da globalização
no mercado ampliou as oportunidades de consumo. Os consumidores estão mais
exigentes e seletivos em relação às ofertas do mercado, o que acarretou diversas
mudanças nos princípios e práticas de marketing. O marketing tornou-se uma estratégia
empresarial de otimização dos lucros por meio da adequação da produção e oferta de
produtos e serviços das empresas às necessidades e preferências dos consumidores.
Assim, deixou de ser aplicado apenas como uma ferramenta administrativa e tornou-se
uma orientação estratégica empresarial. No estudo de caso realizado em uma empresa
do ramo de autopeças na cidade de Toledo-PR, a empresa atenta as mudanças do
mercado buscou adequar-se à orientação estratégica de marketing. Para contemplar
este objetivo, foi proposto um plano de marketing, que é um instrumento que combina
todos os elementos do composto de marketing (produto, preço, promoção e praça) por
meio de um planejamento de ações coordenadas, indicando como a empresa utilizará
suas forças e capacidades para adequar-se às necessidades e exigências do mercado.

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