PLANO DE MARKETING: O CASO DE UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS DE TOLEDO-PR

Autores

  • Raquel Maria Bortolotto
  • Márcio Alberto Goebel

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v8i1.5937

Resumo

O impacto das novas tecnologias, das telecomunicações e da globalização
no mercado ampliou as oportunidades de consumo. Os consumidores estão mais
exigentes e seletivos em relação às ofertas do mercado, o que acarretou diversas
mudanças nos princípios e práticas de marketing. O marketing tornou-se uma estratégia
empresarial de otimização dos lucros por meio da adequação da produção e oferta de
produtos e serviços das empresas às necessidades e preferências dos consumidores.
Assim, deixou de ser aplicado apenas como uma ferramenta administrativa e tornou-se
uma orientação estratégica empresarial. No estudo de caso realizado em uma empresa
do ramo de autopeças na cidade de Toledo-PR, a empresa atenta as mudanças do
mercado buscou adequar-se à orientação estratégica de marketing. Para contemplar
este objetivo, foi proposto um plano de marketing, que é um instrumento que combina
todos os elementos do composto de marketing (produto, preço, promoção e praça) por
meio de um planejamento de ações coordenadas, indicando como a empresa utilizará
suas forças e capacidades para adequar-se às necessidades e exigências do mercado.

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Publicado

11-01-2012

Como Citar

BORTOLOTTO, R. M.; GOEBEL, M. A. PLANO DE MARKETING: O CASO DE UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS DE TOLEDO-PR. Revista Expectativa, [S. l.], v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.48075/revex.v8i1.5937. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/5937. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações