ANTECEDENTES, CONSEQUÊNCIAS E DESAFIOS DA CIENTIFICIDADE DA ÁREA DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Marlete Beatriz Maçaneiro

Resumo


Este estudo teve como objetivo abordar reflexões inerentes à construção da cientificidade da área de Secretariado Executivo. Mais especificamente, a discussão gira em torno das questões relativas ao Secretariado não estar inserido como área de conhecimento, no sentido de constituir hipóteses para os antecedentes, as consequências e alguns desafios de investigação. O fato de o curso não estar contemplado como área de conhecimento no Brasil acarreta uma série de dificuldades acadêmicas, relacionadas com os fins de ensino, pesquisa e aplicação prática dos conhecimentos. A metodologia deste estudo é caracterizada como exploratória e descritiva, no contexto da abordagem qualitativa de pesquisa, adotando-se as técnicas de tipo pesquisa bibliográfica e levantamento de dados secundários. Como principais resultados, foram constituídas quatro hipóteses que, na visão desta autora, incluem os antecedentes e as consequências: a primeira relacionada com a falta de pesquisa científica realizada pelos acadêmicos de graduação; a segunda se relaciona com o pequeno número de profissionais formados em Secretariado Executivo com mestrado e/ou doutorado concluídos; a terceira hipótese definida como antecedente é relacionada com a falta de pesquisa científica produzida pelos profissionais mestres e doutores na área específica; e a quarta hipótese considerou a falta de veículos de divulgação científica da pesquisa na área específica.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Revista Expectativa

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ISSN: 1982-3029 (versão eletrônica)

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Toledo 

Colegiado do Curso de Secretariado Executivo

Rua da Faculdade, 645 - Jd. Santa Maria

85903-000 - Toledo - Paraná;

| revista.expectativa@gmail.com |