UMA CIDADE, UM CENÁRIO DO AGRONEGÓCIO E SUAS EMPRESAS HOTELEIRAS

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos Professor dos Mestrados Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG) e Geografia (PPGEO/UEG). https://orcid.org/0000-0002-5746-1217
  • Kelem Ferreira Cardoso Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás – UEG Campus Quirinópolis.

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.22866
Agências de fomento
Este trabalho é resultado do projeto de pesquisa, “Turismo e Estratégias Territoriais no Cerrado, destinos e cidades em Goiás”, desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Palavras-chave:

Quirinópolis. Hotelaria. Espaço urbano. Capital agrário.

Resumo

Este texto visa analisar e apresentar a realidade hoteleira do espaço urbano de Quirinópolis, Goiás. As atividades são realizadas em uma cidade que não é turística, mas sustentada pelos capitais investidos no agronegócio. Os procedimentos metodológicos implementados na construção deste artigo foram: a) revisão bibliográfica acerca de uma análise histórica da hotelaria na Europa, América Anglo-Saxônica e no Brasil, além das implicações nos âmbitos globais e territoriais; b) entrevistas informais, com a finalidade de conhecer a história da hotelaria em Quirinópolis/GO; c) questionário com questões objetivas e aplicado a oito proprietários/gestores de hotéis; e d) trabalhos de campo. Entre os principais resultados apresentados pela pesquisa, apenas 22,22% dos inquiridos têm curso superior; é oferecido o café da manhã em 88,89% dos estabelecimentos investigados; 77,78% das Unidades Habitacionais (UHs) possuem telefones; e para 88,89% dos sujeitos pesquisados, as empresas do agronegócio são as grandes responsáveis pela ocupação dos leitos hoteleiros.

Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Professor dos Mestrados Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG) e Geografia (PPGEO/UEG).

Professor do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG/Anápolis) e dos cursos de Graduação e Tecnologia da UEG Campus Caldas Novas. Bolsista de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrPUEG). Pós-doutoramento em Turismo pela Universidade do Algarve e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - MG.

Kelem Ferreira Cardoso, Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás – UEG Campus Quirinópolis.

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG Campus Quirinópolis. Foi bolsista permanência da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

SANTOS, J. C. V.; CARDOSO, K. F. UMA CIDADE, UM CENÁRIO DO AGRONEGÓCIO E SUAS EMPRESAS HOTELEIRAS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.22866. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/22866. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos