A política pública e a economia do turismo local

Autores

  • Cláudia Brazil Marques
  • Carlos Honorato Schuch Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v18i1.7827
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

turismo, território, planejamento, políticas públicas, efetividade, economia.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor um modelo de análise relativo do desenvolvimento do turismo por meio dos resultados dos impactos provocados pelas políticas públicas territoriais. Entende-se que a ação de projetos para incentivo da economia do turismo é uma ferramenta que pode em muito contribuir para o desenvolvimento territorial, sendo que as iniciativas podem ter origem tanto no setor público como no privado, mas devem mostrar eficiência, eficácia e efetividade nos seus resultados. Como metodologia utilizou o estudo bibliográfico descritivo de modelo analítico. Por fim, concluiu que a gestão das políticas públicas voltadas para a economia do turismo local mostra-se muitas vezes desconectadas da gestão do território, logo, o ideal é que as políticas públicas sejam desenhadas de acordo com a estruturação do território, ou seja, a intersetorialidade da própria gestão pública com o objetivo de promover o bem da coletividade de forma integrada.

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Publicado

09-07-2014

Como Citar

MARQUES, C. B.; SANTOS, C. H. S. A política pública e a economia do turismo local. Informe GEPEC, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 88–100, 2014. DOI: 10.48075/igepec.v18i1.7827. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/7827. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos