MOVIMENTO ARMORIAL: A DUALIDADE ENTRE O ERUDITO E O POPULAR

Autores

  • Jonatan Nunes Teixeira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Paulo Custódio de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17861
Agências de fomento

Palavras-chave:

Erudito, Popular, Romance, Ariano Suassuna,

Resumo

Sem dúvida a maior obra armorial é o Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do vai-e-volta, de autoria de Ariano Suassuna e que contém, por meio de uma narração em primeira pessoa, características tidas tanto eruditas quanto populares, dialogando com elementos da Idade Média Europeia ao mesmo tempo em que conversa com obras brasileiras, chegando inclusive a ser adaptada para uma série de televisão nos anos 2000. A obra funciona como representante do Movimento Armorial, fundado na década de 70 e encabeçado pelo próprio Suassuna e envolveu não só a literatura, como também as outras artes (música, teatro). Pretendendo valorizar o erudito e ao mesmo tempo agregar elementos folclóricos (populares), principalmente aqueles obtidos da cultura sertaneja da região nordeste, teve como um ponto característico um forte nacionalismo, ligado intimamente à ideia de povo, e que se faz presente no romance sendo citado recorrentemente pelo personagem-protagonista.

Biografia do Autor

Jonatan Nunes Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Letras pela UFGD. Especialista em Letras pela UEMS. Especialista em Filosofia e Sociologia pela FAVENI. Graduado em Letras: Licenciatura pela UFGD.

Paulo Custódio de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Docente do quadro permanente da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

TEIXEIRA, J. N.; OLIVEIRA, P. C. de. MOVIMENTO ARMORIAL: A DUALIDADE ENTRE O ERUDITO E O POPULAR. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 163–174, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17861. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17861. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA KITSCH E CULTURA POPULAR