A RODOVIA TRANSAMAZÔNICA NA LITERATURA: AS FACES DA OBRA DE ODETTE DE BARROS MOTT

Autores

  • José Valtemir Ferreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
  • César Augusto Martins de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20634
Agências de fomento

Palavras-chave:

Transamazônica. Literatura. Memórias.

Resumo

Historicamente, ao se reportarem à Amazônia, estudiosos, pesquisadores e integrantes do governo brasileiro refletiram, debateram e emitiram opiniões sobre propostas que visassem a sua integração, ocupação. Nesse sentido, alguns projetos e momentos se destacaram com iniciativas para alcançar êxito em tais proposições, como foi a abertura da rodovia Transamazônica (BR-230). A referida rodovia foi destaque nos principais jornais, revistas, noticiários de circulação nacional, sendo fonte de pesquisa e tema de diversos trabalhos, monografias e inspiração para diversas obras da literatura nacional. Desta forma, o presente trabalho busca a partir das diferentes versões presentes na obra da literatura juvenil nacional “A TRANSA-AMAZÔNICA” de Odette de Barros Mott, analisar e compreender as visões e opiniões acerca do processo de construção e colonização da rodovia Transamazônica na década de 1970. Desta forma, foi feita a consulta de livros, jornais e demais fontes de publicação da época, e através do diálogo com as questões expostas na obra literária, demostra-se pontos relevantes do cotidiano da construção da rodovia na década de 1970.

Biografia do Autor

José Valtemir Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

MESTRANDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGENS E SABERES DA AMAZÔNIA.

César Augusto Martins de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

DOUTOR EM HISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, J. V.; MARTINS DE SOUSA, C. A. A RODOVIA TRANSAMAZÔNICA NA LITERATURA: AS FACES DA OBRA DE ODETTE DE BARROS MOTT. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 274–291, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.20634. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/20634. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA