ENTRE PALAVRAS, CUBOS E CILINDROS: VIRGINIA WOOLF E A PINTURA CUBISTA

Autores

  • Neurivaldo Campos Pedroso Junior Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20940
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, Pintura, Virginia Woolf

Resumo

O objetivo deste trabalho é estabelecer e analisar relações entre o romance Passeio ao farol, de Virginia Woolf e a pintura cubista. Quinto romance publicado pela escritora Inglesa, Passeio ao farol apresenta uma pintora como uma das personagens principais e que, ao longo de toda narrativa, está a pintar uma tela, um retrato da Sra. Ramsay e de seu filho James. Assim, a tela de Lily Briscoe, a pintora-personagem, ocupa lugar de destaque no decorrer do romance e, pelas indicações fornecidas, podemos afirmar que Lily opta por retratar mãe e filho recorrendo à técnicas da pintura cubista, principalmente a utilização de formas geométricas como o cubo e o cilindro para representar os diferentes ângulos de um mesmo objeto. Em nossa análise, procuraremos evidenciar que tal técnica de pintura corresponde, no plano da narrativa, ao emprego de múltiplos pontos de vista para retratar uma cena ou uma pessoa. Serão utilizados aportes teórico-críticos da Literatura Comparada, da Teoria Literária e da Teoria e Crítica de Arte.

Biografia do Autor

Neurivaldo Campos Pedroso Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atua nos Programas de Mestrado Profissional em Letras e Mestrado Acadêmico em Letras da UEMS.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

PEDROSO JUNIOR, N. C. ENTRE PALAVRAS, CUBOS E CILINDROS: VIRGINIA WOOLF E A PINTURA CUBISTA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 08–25, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.20940. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/20940. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CONFLUÊNCIAS E RELAÇÕES DA LITERATURA COM AS OUTRAS ARTES