LEMBRANÇAS DE ÂNGELA E A BELLE ÉPOQUE BRASILEIRA: MEMÓRIA, PAIXÃO E CIÚME EM CRUEL AMOR, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA

Autores

  • Erika Ruth Melo Ciarlini Universidade Estadual do Piauí, UESPI.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21617
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Literatura. Mulher. Mentalidades. Memória. Representação

Resumo

Este trabalho estuda a obra Cruel amor de Júlia Lopes de Almeida, como partida para a realidade brasileira no limiar da Bélle époque (1880-1920). Assim, este texto dialoga com as concepções de feminilidade do período e com discursos adotados quanto às mulheres, pela igreja e pela clínica psiquiátrica, vendo de que modo a representação literária da personagem Ângela aponta para situações corriqueiras do passado. Nisso, fala-se da histeria, do ciúme e da condição feminina do período, portanto utilizando as pesquisas de Magali Engels (2000) e os jornais do recorte: O Século e O Paiz. Para a análise dos aspectos memorialisticos, como a recordação e o trauma, foram válidos os estudos de Freud (1896) e de Maurice Halwbachs (2006). Também se observa a estrutura social por Pierre Bourdieu (1999) e a história da cultura em Roger Chartier (1996). A busca também é pelas escritoras brasileiras e as abordagens de suas produções, de modo especial quando, em seus textos, desvelam-se rastros da vida de mulheres de outrora. O intuito é, ainda, um melhor entendimento dos séculos XIX e XX, onde gestaram-se discursos e mentalidades embasadoras do que se compreende por mulher no Brasil atual, o que faz da literatura de autoria feminina um espaço de descobertas.

 

Biografia do Autor

Erika Ruth Melo Ciarlini, Universidade Estadual do Piauí, UESPI.

Mestrado em Literatura, Memória e Cultura - UESPI, Teresina. Licenciatura em História - UESPI, Parnaíba.

Downloads

Publicado

09-08-2019

Como Citar

CIARLINI, E. R. M. LEMBRANÇAS DE ÂNGELA E A BELLE ÉPOQUE BRASILEIRA: MEMÓRIA, PAIXÃO E CIÚME EM CRUEL AMOR, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 186–200, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.21617. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21617. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA