MEMÓRIA E IDENTIDADES NOS DESACONTECIMENTOS DE ELIANE BRUM

Autores

  • Any Mary Ossak Cordeiro Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.23094
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

memórias, identidades, escritas de si.

Resumo

O presente artigo discute a relação entre memória e identidade voltando-se para as escritas de si utilizando como aporte teórico obras de Joel Candau (2018), Maurice Halbwachs (2004), Stuart Hall (2006), Lejeune (2014) como embasamento para analisar a construção identitária de Eliane Brum em sua obra “Meus Desacontecimentos, a história da minha vida com as palavras”, que segue o genêro relato autobiográfico relatando memórias de sua infância. Eliane Brun, por meio da palavra em sua escrita literária, revela traços e acontecimentos que a perpassaram e formaram parte de sua identidade. A memória, nesse espaço, constiui-se nesse processo, pois, tanto identidade como memória, são constructos sociais.

Biografia do Autor

Any Mary Ossak Cordeiro, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestranda do Programa de Pós-graduação nível mestrado em Letras da Universidade Estadual do Centro Oeste. Pesquisa memória, identidades e escritas de si.

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro Oeste. Doutora em Letras.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

CORDEIRO, A. M. O.; TEIXEIRA, N. C. R. B. MEMÓRIA E IDENTIDADES NOS DESACONTECIMENTOS DE ELIANE BRUM. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 93–105, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v15i26.23094. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/23094. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA