Uma vida de várias faces: a construção autobiográfica da cineasta nazista Leni Riefenstahl.

Autores

  • Ana Ianeles Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Pós-graduação em História

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24789
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Leni Riefenstahl, Nazismo, Cinema Nazista, Autobiografia.

Resumo

Leni Riefenstahl, figura controversa alemã, morreu em 2003 sendo lembrada pelo o que mais queria esquecer: seu passado nazista. Tendo servido como cineasta oficial do Terceiro Reich de 1933 a 1945, ela foi a grande mente por trás de importantes obras do cinema nazista, incluindo o famoso filme de propaganda O Triunfo da Vontade (1934). No entanto, após o fim da guerra em 1945, ela viu sua carreira sucumbir, e passou a ser acompanhada por essa mancha que, em vão, ela tentou se desfazer. Neste sentido, ela lançou em 1987 o livro Memoiren, em que pôde falar não só sobre sua infância e vida antes da fama, mas principalmente sobre sua atuação no regime do Führer. Assim, esse trabalho visa analisar, precisamente, esta construção autobiográfica de Leni Riefenstahl, de forma a compreender quais elementos, e de qual maneira, a cineasta mobiliza em sua narrativa quando uma de suas intenções ao escrever o livro fica clara ao leitor logo nas primeiras páginas: apresentar ao mundo uma imagem de si em que não era, nem nunca havia sido, nazista.

Biografia do Autor

Ana Ianeles, Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Pós-graduação em História

Mestranda na linha História e Culturas Políticas na Universidade Federal de Minas Gerais (início 2019) com pesquisa sobre a cineasta oficial da Alemanha Nazista, Leni Riefenstahl. É licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) com extensão universitária de dois semestres na Universidade de Colônia na Alemanha (2018). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP) da UFMG e tem experiência na área de História Contemporânea com ênfase em: nazismo, cinema alemão, propaganda nazista e estudos de autobiografia.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

IANELES, A. Uma vida de várias faces: a construção autobiográfica da cineasta nazista Leni Riefenstahl. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 322–334, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24789. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24789. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA