A LITERATURA AFRICANA PELO VIÉS DO LIVRO DIDÁTICO
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa do ensino médio, evidenciando o espaço das literaturas africanas nas propostas de leitura, análise e interpretação textual. Para tanto, tomaram-se como corpus deste estudo livros do 1º ao 3º ano (três de cada ano), a saber: 1- Português linguagens, de Willian Cereja e Thereza Magalhães (2013); 2- Ser protagonista: língua portuguesa, de Rogério de Araújo Ramos (2013), e 3- Língua portuguesa, de Roberta Hernandes Alves e Vima Lia Martin (2013). As coleções foram investigadas tendo como base estudos teóricos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio; as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM); o Guia de Livros Didáticos: 2015 – Língua Portuguesa do E.M. e a Lei 10.639/ 03.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.48075/rt.v13i30.16480
Direitos autorais 2017

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Revista Trama
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e-ISSN 1981-4674
Unioeste
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Marechal Cândido Rondon
Colegiado do Curso de Letras
Rua Pernambuco, 1777
Marechal Cândido Rondon - Paraná
Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000
| trama.unioeste@gmail.com |