PRODUÇÃO DE VÍDEO NA ESCOLA: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Viviane Peres de Jesus LINO
  • Josias PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i35.21454
Agências de fomento

Palavras-chave:

Produção de vídeo. Ensino-aprendizagem. Multiletramentos

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a potencialidade da produção de vídeo, no contexto escolar, como prática de multiletramentos no processo de ensino-aprendizagem. As reflexões aqui empreendidas avaliam atividades pedagógicas dentre as quais a produção de vídeo foi utilizada como objeto de aprendizagem. As discussões de que trata este trabalho são feitas com base na Pedagogia dos Multiletramentos cujos pressupostos consideram a crescente diversidade linguística e cultural e a multiplicidade de canais e meios – modos semióticos –, disseminados com o avanço tecnológico. Pelo presente estudo, pôde-se verificar que a integração de saberes envolvida nas práticas desenvolvidas durante o processo de produção de vídeo atende ao desing de um currículo pluralista, conforme proposto na Pedagogia dos Multiletramentos.

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Recebido em 31-12-2018.

Aceito em 26-04-2019.

 

Biografia do Autor

Viviane Peres de Jesus LINO

Possui Mestrado em Letras/Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas / UCPel (2015). Graduou-se em Licenciatura em Letras - habilitação em Português/Inglês pela UCPel (2014) e em Tecnologia em Gestão de Turismo (2010) pela mesma universidade. Atualmente é professora convidada da disciplina de Cinema e Educação, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas. Na área da Linguística, atua nos seguintes temas: Aquisição da Fonologia, Fonologia do Português, Relação entre Fonética e Fonologia na Aquisição da Linguagem. Desenvolve pesquisa interdisciplinar integrando os seguintes temas: Multiletramentos, Neurociência, Neuroeducação, Produção de Vídeo como prática pedagógica.

Josias PEREIRA

Josias Pereira possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Habilitação (Rádio/TV, Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em Estudos da Linguagem. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Pelotas do curso de Cinema e Audiovisual, docente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação Matemática e coordenador do grupo de pesquisa Produção de Vídeo Estudantil.

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

LINO, V. P. de J.; PEREIRA, J. PRODUÇÃO DE VÍDEO NA ESCOLA: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 35, p. 25–36, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i35.21454. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21454. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Gêneros digitais e o ensino