GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Denize Terezinha Teis

Resumo


Este artigo pretende abordar o trabalho com gêneros textuais a partir de sequências didáticas. Para isso, discorre sobre proposta de trabalho com sequências didáticas, sugerida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e sobre o encaminhamento didático-metodológico sugerido nos cadernos pedagógicos de “Sequência didática: uma proposta para o ensino da Língua Portuguesa no ensino fundamental”, sob a coordenação das professoras Terezinha da Conceição Costa-Hübes e Carmen Teresinha Baumgärtner , da UNIOESTE/Cascavel. Com o objetivo de exemplificar o trabalho com
gêneros textuais por meio de sequências didáticas como proposto nos cadernos pedagógicos, esse trabalho descreve como o ensino do gênero “artigo de opinião” pode ser realizado.

Palavras-chave


gêneros textuais; ensino; língua materna

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v5i10.4419

Direitos autorais



Revista Trama

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN 1981-4674 

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon 

Colegiado do Curso de Letras

Rua Pernambuco, 1777

Marechal Cândido Rondon - Paraná

Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

| trama.unioeste@gmail.com |