EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ONCOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Letícia Katiane Martins, Ana Cristina de Moraes, Ana Paula Appel, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno

Resumo

O aumento dos casos de câncer no mundo preocupa pela sua magnitude e exige, dentre outras ações, que práticas educativas sejam realizadas para contribuir com a promoção da saúde, prevenção e detecção precoce da doença; ancoradas numa concepção ampliada de saúde e educação em saúde. Objetivo: identificar em publicações científicas da área da saúde como tem sido abordada a educação em saúde na oncologia. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, em que as buscas foram realizadas nas bases de dados Lilacs e Scielo, com os descritores Educação e Câncer, Educação e Oncologia. Resultados: Foram selecionadas 21 publicações das quais foram sistematizadas as seguintes temáticas: educação em saúde para a prevenção e diagnóstico precoce de câncer e educação em saúde para o autocuidado. Os estudos consideram que as pessoas desconhecem as ações de prevenção e detecção precoce de câncer, expressa nas intervenções educativas voltadas para este fim. Conclusão: As ações educativas são importantes e devem estar associadas às condições adequadas de vida que possibilitem ao sujeito a escolha de práticas saudáveis de promoção da saúde e prevenção do câncer.

 

Palavras-chave

Educação; Saúde; Oncologia.

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