ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DOS CASOS DE TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO INDÍGENA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Sidimara Sakser Zorzi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Roberta Menezes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Oscar Kenji Nihei Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adriana Zilly Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v4i1.18574
Agências de fomento
PPSUS - Fundação Araucária-PR / SESA-PR / MS-Decit/ CNPq

Palavras-chave:

Tuberculose, População Indígena, Epidemiologia.

Resumo

Objetivo: Apresentar a distribuição espaço temporal da tuberculose em áreas indígenas no Estado do Paraná, sob a perspectiva epidemiológica dos casos frente à eficácia do tratamento empregado. Métodos: Estudo epidemiológico, descritivo, com dados secundários obtidos do Sistema de Informação de Agravos Notificados referente às notificações de tuberculose na população autodeclarada indígena. Para análise utilizou-se estatística descritiva segundo números brutos, percentuais e coeficientes. As cartas temáticas foram geradas pelo software Quantum Gis 2.14.11 considerando as mesorregiões do estado do Paraná. Resultados: Foram analisados 174 casos de tuberculose notificados. Identificou variabilidade quando a variável coeficiente de incidência médio, percentual de cura e número de casos de tuberculose. O percentual de cura apresentou-se desfavorável nas mesorregiões estudadas, não atingindo as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde referente às taxas de cura. Conclusão: Aponta-se para a necessidade do fortalecimento das equipes multidisciplinares de saúde indígena que atuam em todas as aldeias, por meio da implantação de políticas públicas de saúde nos em todos os municípios que possuem terras indígenas.

Biografia do Autor

Sidimara Sakser Zorzi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Foz do Iguaçu – PR, Brasil.

Roberta Menezes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Bolsista do projeto financiado pela SETI / Fundo Paraná. Integrante do Laboratório de Epidemiologia e Estudos Operacionais em Saúde - LEO/UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Foz do Iguaçu – PR, Brasil.

Oscar Kenji Nihei, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Biologia - modalidade médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela UEM - Universidade Estadual de Maringá e graduação em Ciências Biológicas pela Unioeste/ Cascavel. Docente do curso de Enfermagem, do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Ensino e do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste/Foz. Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Epidemiologia e Pesquisas Operacionais em Saúde (LEO) e é líder do grupo de pesquisa Práticas, saberes e vulnerabilidades de saúde e educação, com pesquisas na área de saúde materno-infantil e tecnologias leves, com foco em crianças com necessidades especiais de saúde e educação.

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2001), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Ciências - Área de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo e professor - pesquisador (adjunto - A) na graduação e Pós-graduação (stricto sensu) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à saúde, epidemiologia, avaliação em saúde, tuberculose, hanseníase, enfermagem em saúde pública e ensino.

Downloads

Publicado

24-07-2018

Como Citar

SAKSER ZORZI, S.; MENEZES, R.; KENJI NIHEI, O.; ZILLY, A.; SILVA-SOBRINHO, R. A. ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DOS CASOS DE TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO INDÍGENA DO ESTADO DO PARANÁ. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 40–49, 2018. DOI: 10.48075/vscs.v4i1.18574. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/18574. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais