TUBERCULOSE: FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO EM ILHÉUS-BA

Autores

  • Laís Guedes Rodrigues Faculdade Madre Thaís
  • Marcio Amorim Tolentino Lima CESUPI - Faculdade de Ilhéus https://orcid.org/0000-0003-1534-8141
  • Jane Francisca Benjamin Moraes Prefeitura Municipal de Ilhéus
  • Eliana Neres Mello Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Itabuna
  • Flamélia Carla Silva Oliveira Faculdade Madre Thaís

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i1.21577
Agências de fomento

Palavras-chave:

Mycobacterium tuberculosis, fatores de risco, recidiva.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a incidência e os fatores de risco associados ao abandono do tratamento da tuberculose, como gênero, faixa etária, co-infecção com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), uso de drogas, alcoolismo e tabagismo no munícipio de Ilhéus-BA entre os anos de 2014 e 2016. Foi feita uma pesquisa descritiva de caráter epidemiológico, a partir de uma análise dos dados de pacientes que abandonaram o tratamento da tuberculose, fornecidos pelo Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), disponibilizados pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal de Controle da Tuberculose no município. Nesse período foram verificados 46 registros. Houve predominância de mulheres com faixa etária entre adolescentes e jovens adultos. A co-infecção TB/HIV ocorreu em oito casos, já quanto a uso de drogas, alcoolismo e o tabagismo também ocorreu entre os indivíduos amostrados, que pode agravar o avanço da forma multirresistente da doença. Evidenciou-se que tais fatores de risco contribuem para a falta de adesão ao tratamento, levando os pacientes à interrupção da terapia medicamentosa, com posterior disseminação da doença. A cura da tuberculose é uma prioridade visto que a tuberculose está associada a fatores que acabam dificultando o uso da medicação, o que pode levar os indivíduos ao abandono do tratamento.

Biografia do Autor

Laís Guedes Rodrigues, Faculdade Madre Thaís

Graduada em biomedicina pela Faculdade Madre Thaís

Marcio Amorim Tolentino Lima, CESUPI - Faculdade de Ilhéus

Graduado em biologia, concluinte de especialização em fisiologia humana, mestre em ecologia de sistemas aquáticos tropicais. Docente na UNIME Itabuna e Faculdade de Ilhéus.

Jane Francisca Benjamin Moraes, Prefeitura Municipal de Ilhéus

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2001).Pos Graduanda em saude Pública com habilitação sanistarista pela FTC (2007). Trabalhou com enfermeira assistencial no Hospital de Base Itabuna - 2001) e no Hospital Geral de Estado Luis Viana Filho (2002), atuou como enfermeira gerente assistente em Unidade Básica de Saúde e PACS no municipio de Ilhéus (2002 a 2007). Assumiu as Coordenações dos Programas Municipais de controle da Tuberculose e Hanseníase do municipio de Ilheus (2007 a 2012). Atualmente atua como enfermeira técnica e assistente responsável pelos programas de tuberculose e hanseniáse de Ilhéus.

Eliana Neres Mello, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Itabuna

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993), pós graduada em Saúde Coletiva, com Habilitação Sanitarista pela FTC (2007) e especialista em Pneumologia Sanitária pela FIOCRUZ . Atuou como enfermeira assistencial no Hospital Municipal Eduardo Gileno Amado Brandão, como Coordenadora do SISVAN, Instrutora supervisora do PACS, professora do Curso Descentralizado para Formação do Auxiliar de Enfermagem ( de 1994 a 1999 ) e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica ( 2006 ), no município de Jussari- Bahia.Atuou como enfermeira do Programa de Saúde da Família no município de Ilhéus de 1999 a 2005. Atuou como enfermeira plantonista no Pronto Atendimento 24 horas do Teotônio Vilela, no período de 01/01/2007 até 30/11/2012. Atualmente atua como professora na Faculdade de Tecnologia e Ciência do município de Itabuna desde o ano de 2007 e exerce a função de enfermeira assistencial no Serviço de Referência Secundária em Tuberculose e Hanseníase desde o ano de 2008. 

Flamélia Carla Silva Oliveira, Faculdade Madre Thaís

Graduação em Biomedicina (habilitação Biomedicina e Hemoterapia) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003), Aperfeiçoamento em Análises Clínicas (2004), Especialização em Microbiologia pela Universidade Federal da Bahia (2007), Especialização em Análises Clínicas (2016) Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Biologia e Biotecnologia de Micro-organismos pela Universidade Estadual de Santa Cruz . Atuou de 2005 a 2013 em Análises Clínicas Hospitalar (Microbiologia Clínica e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e desde 2006 atua na área de Análises Clínicas e Diagnóstico Laboratorial de DST/HIV/AIDS, Tuberculose, Hanseníase e Leishmaniose. Professora da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) e Faculdade Madre Thaís nas disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Interpretação de Exames Laboratoriais, Metodologia Científica e Orientação de estágio Curricular (Analises Clínicas e Hemoterapia). Tem experiência na área de Analises Clínicas Hospitalar, Microbiologia Médica, Parasitologia , Saúde Pública, Hemoterapia, Metagenômica, Proteômica e Biotecnologia. Realizando Especialização em Biomedicina Estética (2017) a atual na Rede Nepuga - Salvador- Bahia

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

RODRIGUES, L. G.; LIMA, M. A. T.; MORAES, J. F. B.; MELLO, E. N.; OLIVEIRA, F. C. S. TUBERCULOSE: FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO EM ILHÉUS-BA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 20–28, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i1.21577. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/21577. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais