PERFIL ALIMENTAR, GLICÊMICO E LIPÍDICO AOS SEIS MESES DE VIDA DE CRIANÇAS A TERMO E PREMATURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.23838
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Recém-nascido prematuro, Metabolismo, Alimentação, Lipídeos, Glicemia

Resumo

Objetivo: Correlacionar o perfil glicêmico e lipídico de recém-nascidos a termo e prematuros com a alimentação recebida do nascimento aos seis meses de vida. Metodologia: Análise de dados secundários, avaliados ao nascimento (T0) e seis meses (T1) de recém-nascidos a termo (n=73) e prematuros (n=39). Investigou-se adequação do peso ao nascer, idade gestacional, glicose, triglicerídeos, colesterol e insulina, perfil alimentar do período analisado. Análise da Variância, teste de comparação múltipla das médias, nível de significância de 5%. Resultados: Glicose e triglicerídeos foram estatisticamente significativos para a característica nascer prematuro ou a termo (p<0,01). Preditores relativos à adequação do peso ao nascer e os tipos de dieta não influenciaram na variação da glicose e triglicerídeo. Dieta com papa de legumes (p=0,047) e nascer prematuro (p<0,01), exerceram influência na variação da insulina e colesterol total. Conclusão: Prematuros encontram-se mais vulneráveis para alterações lipídicas e glicêmicas ao sexto mês comparados aos a termo.

Biografia do Autor

Claudia Silveira Viera, UNIOESTE

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Professor Associado Coelgiado de Enfermagem e Mestrado de Biociências e Saúde da UNIOESTE - Campus Cascavel, PR.

Pamela Talita Favil, Hospital pequeno principe.

Residente de enfermagem pediatrica e neonatal, Hospital pequeno principe, curitiba, PR

Milene de Moraes Sedrez Rover, Hospital universitário do oeste do parana

Medica neonatologista. Mestre em biociencias e saude, coordenadora da UTI neonatal

Sabrina Grassiolli, Unioeste

Biologa.  Doutora, professora adjunta do Colegiado de enfermagem, Unioeste, campus Cascavel

Graziely Massotti Scalabrin Barreto, Hospital universitario do oeste do parana.

enfermeira neonatologista, mestre em biociencias e saude. Hospital universitario do oeste do parana.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

VIERA, C. S.; FAVIL, P. T.; ROVER, M. de M. S.; GRASSIOLLI, S.; BARRETO, G. M. S. PERFIL ALIMENTAR, GLICÊMICO E LIPÍDICO AOS SEIS MESES DE VIDA DE CRIANÇAS A TERMO E PREMATURAS. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 182–193, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i2.23838. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/23838. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais