VIACORPO – VIAGEM PELO CORPO HUMANO: UM RPG EDUCACIONAL PARA APOIOÀ APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • João Alberto Fabro
  • Izaura Maria Carelli
  • Rômulo César Silva
  • Felipe Humberto Moreno
  • Michele Lopes Amorim Fabro

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Corpo Humano, Ensino de Biologia.

Resumo

Este artigo descreve o jogo educacional Viagem pelo Corpo Humano, estilo RPG (Role-Playing Game) para o apoio a aprendizagem dos conceitos de fisiologia do corpo humano, destinado aos alunos da educação básica. O jogo foi desenvolvido em linguagem JAVA, utilizando a biblioteca JME (Java Monkey Engine), que permite aos jogadores interagir em um mundo virtual que representa os órgãos e sistemas do corpo humano. Este jogo possui os seguintes módulos: digestório, respiratório, circulatório, nervoso, excretor e reprodutivo. Cada etapa ou fase do jogo será baseada em um destes sistemas. Os alunos deverão resolver alguns desafios que exijam conhecimentos prévios ou obtidos durante a interação com o jogo, incentivando a compreensão de conceitos de uma forma lúdica e divertida. Ao enfrentar desafios, os alunos farão uso de estratégias cognitivas avaliando e revisando seus conhecimentos sobre cada conjunto de estruturas do corpo (tecidos, órgãos e sistemas).

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

FABRO, J. A.; CARELLI, I. M.; SILVA, R. C.; MORENO, F. H.; FABRO, M. L. A. VIACORPO – VIAGEM PELO CORPO HUMANO: UM RPG EDUCACIONAL PARA APOIOÀ APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO. Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.107–115, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2587. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios