O movimento Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de ciências: condiconantes estruturais
Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia, Sociedade, Currículos.Resumo
Os questionamentos acerca da estrutura tradicional dos currículos da disciplina de ciências, no que diz respeito, principalmente, à permanência de conteúdos inalterados durante décadas, tornam necessária uma reflexão sobre os conteúdos ensinados nessa disciplina. A introdução da perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS), nos currículos de ciências, pode ser uma alternativa para adequá-las a uma nova compreensão dos conteúdos científicos em relação às aplicações tecnológicas desse conhecimento tão presente no mundo atual. Entretanto, o estudo da perspectiva CTS nos mostra que existem alguns condicionantes estruturais para que estas propostas venham a se consolidar. Dentre eles, citamos neste trabalho o professor e o livro didático. Assim, apontamos à necessidade da superação destes para introdução da perspectiva CTS na escola.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CUNHA, M. B. da. O movimento Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de ciências: condiconantes estruturais. Varia Scientia, [S. l.], v. 6, n. 12, p. p. 121–134, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/1517. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios