A inserção da Educação Ambiental na Associação dos Recicladores Ambientais de Mundo Novo – MS
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i5.23797
Agências de fomento
Palavras-chave:
Catadores, Reciclagem, Espaço Educador Sustentável.Resumo
A geração e destinação final de resíduos sólidos preocupa os gestores públicos e defensores do meio ambiente, necessitando os hábitos de consumo e estilo de vida ser revisto. O Governo Federal implantou o Programa Municípios Educadores Sustentáveis para promover o diálogo entre os setores organizados da sociedade. A Educação Ambiental exerce papel central na ressignificação da interação homem-natureza. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar as ações desenvolvidas na Associação dos Recicladores Ambientais (ARAM) e verificar se ela deve ser considerada como um Espaço Educador Sustentável, local capaz de criar alternativas viáveis para a sustentabilidade. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com o Presidente da ARAM, associados, Diretor e Técnico do Departamento de Meio Ambiente. Pode-se concluir que apesar dos catadores terem conhecimento das ações desenvolvidas com os associados, falta aprimoramento no desenvolvimento educacional (individual) e ambiental (coletivo) em suas práticas.Downloads
Publicado
18-12-2019
Como Citar
MEIRELES, J. F.; LINDINO, T. C. A inserção da Educação Ambiental na Associação dos Recicladores Ambientais de Mundo Novo – MS. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 110–120, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i5.23797. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23797. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.