Pesquisando na prisão feminina
desafios da alteridade
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v4i1.14578Palavras-chave:
Prisão feminina, Sistema prisional, AlteridadeResumo
O presente texto surgiu como resultado das atividades realizadas na disciplina de Teoria Antropológica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Nível de Mestrado. Após as discussões realizadas em sala, exponho algumas percepções sobre os desafios da alteridade no exercício da minha pesquisa em prisões femininas. A pesquisa que irei me referir está em andamento no Centro de Reintegração Social Feminino na cidade de Foz do Iguaçu. Na qual estou desenvolvendo a observação direta e exponho os desafios da pesquisa, evidenciando a alteridade existente. Será exposta no texto a relação de aproximação e distanciamento entre a pesquisadora e as interlocutoras que a pesquisa na instituição prisional exige.Palavras–Chave: Prisão feminina; Alteridade; Antropologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.